Antes de escolher o momento de procurar terapia, é importante saber o porquê de fazê-la. Nem todo mundo sabe da importância dela, a maioria acredita que fazer terapia é apenas para pessoas com “problemas”. Mas, segundo os psicanalistas, não é bem assim. Vejamos o porquê…
Muitas vezes, a pessoa não sabe direito como funciona uma terapia, tendo pouca ou nenhuma referência de um tratamento.
Mas o fato é que todas as pessoas têm problemas, sejam eles pessoais, internos, externos, em seus relacionamentos, em lidar com os seus sentimentos, em dar respostas, em ser funcional etc.
O mundo se torna cada vez mais exigente, e em contrapartida, as pessoas precisam seguir o fluxo daquilo que as obrigam a fazer ou ser.
Por isso, a psicanálise e a psicoterapia tornam o olhar para si mesmo, de forma mais pertinente possível, mostrando a ela que existe, além dos afazeres e cobranças, inúmeras possibilidades de lidar com a vida e consigo mesmo.
Esta capacidade de auto-observação é garantida mediante o olhar de um profissional da terapia.
Períodos de stress, luto, incertezas, tristezas e conflitos fazem parte da vida de todos. Justamente por isso que é um pouco difícil perceber quando a situação sai do comum e exige a ajuda de um profissional.
Existem muitos motivos para fazer terapia, mas qual será realmente o momento de procurar terapia? Primeiramente, a terapia não está restrita às pessoas “doentes”.
Ela pode ajudar todas as pessoas em qualquer momento de sua vida, seja para superar um divórcio, o luto ou ainda para ajudar a conquistar uma promoção.
Hoje os profissionais da saúde falam que a prevenção é a maior preocupação quando o assunto é bem-estar e qualidade de vida.
Os momentos de raiva, estresse e preocupação são suficientes no momento de procurar terapia? Depende da avaliação geral e de cada caso. Na verdade, a identificação para a ajuda psicológica será feita através dos sinais que se apresentem na consulta.
Processos traumáticos
Problemas físicos
Abuso de substâncias
Falta de vontade e desejo
Comportamentos problemáticos
Relacionamentos desgastados
Não consegue definir “o querer”
Quando o processo terapêutico é finalizado?
Não existe uma quantidade estipulada de sessões. O processo terapêutico é sempre baseado nos retornos que vem trazendo à vida do paciente.
Não se é possível estipular um tempo preciso para a terapia, pois varia de acordo com a demanda e com a forma que o paciente encara todas as informações, assim como dito anteriormente sobre a resistência.
Em alguns casos, o processo dura aproximadamente seis meses, assim como pode durar um ou dois anos.
Repetindo: o tratamento somente será interrompido quando o profissional, juntamente ao seu paciente, perceber que não existem outros pontos a serem trabalhados em terapia e que a demanda que o trouxe ao consultório foi elaborada e entendida pelo paciente de forma satisfatória.
Categoria: Novidades
Categoria: Informações
Categoria: Informações
Categoria: Dicas