O Bullying e à Violência nas Escolas.

O Bullying e à Violência nas Escolas.

As Pessoas Só Farão o Que Você Permitir.

No dia 4 de abril 2023, fui convidada pela Equipe Educacional CP e pela professora Gleilcelene Brito, do Programa Portal do Futuro, na Unidade Operativa - Centro Politécnico. Para participar de forma graciosa, como Palestrante. O evento ocorreu de forma  presencial no auditório, no dia 12/05/2023 em dois horários:
*manhã: as 10h, e tarde as 13h30m.
Um trabalho voltado para o desenvolvimento de jovens com idade entre 16 e 21 anos,  originários de família de baixa renda, de forma a facilitar seu ingresso no mercado de trabalho. Foi uma iniciativa Institucional do Senac RJ.
Programa " ser cidadão ", cuja culminância é o " Projeto de Intervenção", a partir de um Plano de Ação cujas estratégias visam intervir de maneira cidadã em algumas situações que oportunize reflexão, boas práticas, apoio a causas sociais que possam impactar de forma positiva e transformadora naquele ambiente. Abordamos sobre o Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas- temáticas importantes nos dias atuais para o nosso espaço de aprendizagem profissional. A idéia é que a gente tenha um momento reflexivo, dialógico, que a gente possa pensar sobre essa temática que não é algo novo. Temos estudos datados desde 1870, em que não se usava o termo Bullying, mas que já se identificava um tipo de violência, principalmente quando pensamos em um ambiente escolar, porque uma das características do Bullying é que acontece entre pares. 

Figuras participantes:

Autor= valentão, a intenção é ferir
 
Alvo= Dor, sofrimento 

Espectadores= sentem medo de serem a próxima vítima.

 Os três grupos precisam de ajuda, socorro e intervenção .

ALVO 🎯 
Estabeleça limites🫵🏼 por favor, você não é obrigado a nada, as pessoas só farão o que você permitir.

Silvana de Souza da Silva Psicanalista Clinica e Pedagoga

Palestrante pela experiência na área de Psicopedagogia e formação acadêmica.

 Compartilhe nas redes sociais

Leituras importantes